top of page

GRUPO ESCOTEIRO DO AR CAXIAS DO SUL 48/RS

 

O Grupo Escoteiro do Ar iniciou suas atividades em 15 de maio de 1960 nas dependências do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea como Grupo Escoteiro do Ar 96/RS, sendo o primeiro grupo escoteiro fundado em Caxias do Sul.

 

Os fundadores do GEAr 48/RS foram o 1º Tenente Silvio Fricks, Davi Andreazza, Plinio Lenz, Dr. Mário Leitão, Dr. Virvi Ramos, Antonio Modena, Frederico Fedrizzi e Mauro Modena.

 

Em 1967 o Grupo paralisou suas atividades voltando somente no ano de 1983 como Grupo Escoteiro do Ar Caxias do Sul - 48/RS. Este retorno contou com a iniciativa do Dr. Cândido Tadeu Amaral, Carlos Alberto Finimundi e Luiz Telmo Engelsing.

 

O GEAr é o único Grupo Escoteiro da região Nordeste do Rio Grande do Sul a manter uma Tropa de "Escoteiros do Ar", sendo que a partir do ano de 1995 o grupo passou na íntegra para a modalidade do "ar" alterando seu nome para o atual.

 

O PXPY Clube de Caxias do Sul, desde o ano de 1984 participava dos concursos de rádio que reúnem escoteiros de todas as nações (Jamboree no Ar) e em 1995 (ano em que o PXPY Clube comemorava seus 15 anos de fundação) o Ch. Renê Barreiro do 26º Distrito Escoteiro, apresentou o GEAr ao PXPY Clube, apontando com um dos tantos grupos a participarem do 38º Jamboree no Ar.

 

Deste contato surgiu um embrião, o de construir uma parceria objetivando fomentar tanto o radioamadorismo quanto o escotismo e em janeiro de 1996 o GEAr, em parceria com o PXPY Clube iniciava a caminhada de participar semanalmente da Rodada Baden Powell na banda de 80 metros que culminou com a participação massiva no 39º Jamboree no Ar.

 

Em janeiro de 1997 o PXPY Clube de Caxias do Sul cria o Departamento de Escotismo, sendo os primeiros representantes do GEAr ZZ3NFM Nelson Franco de Melo e o ZZ3CSC Carlos Santa Catharina.

 

Neste mesmo ano PU3LHR, atual PU3DNE Luiz Henrique frequenta os cursos básicos para participar do escotismo e participa de todas as rodadas Baden Powell, tornando-se o primeiro radioamador escoteiro de Caxias do Sul, sendo destacado pela organização nacional como Radioamador Patrulheiro PT550.

 

A partir de então, radioamadores e escoteiros vem alimentando esta parceria e hoje a sede da Rua Ângelo Adami, 50 no Bairro Santa Corona em Caxias do Sul é mantida com a fusão das duas entidades, principalmente com a frequência e as atividades semanais realizadas pelo GEAr 48/RS.

 

FONTE BI maio de 1998

bottom of page