O PX Clube de Caxias do Sul foi fundado em 25 de abril de 1980, nas dependências do Restaurante Gianella, localizado ao lado do Museu Casa de Pedra no Bairro Santa Catarina em Caxias do Sul.
A comissão estatutária foi composta por Lauro Luiz de Medeiros, Pedrinho Ferrarini, Ernani Vieira Stradiotto, Waldomiro Pacheco dos Passos, Sérgio Eulálio Schumacher, Romeu Modesto Fávero e Pedro Bira De Lamare e a primeira diretoria foi assim composta:
Presidente: Lauro Luiz de Medeiros
Vice Presidente: Sérgio Schumacher
1º Secretário: Ernani Stradiotto
2º Secretário: João Romário Graff
1º Tesoureiro: Pedrinho Ferrarini
2º Tesoureiro: Romeu Modesto Fávero
Diretor Técnico: Sérgio Schumacher
Diretor de Patrimônio: Roni da Silva Chaves
Relações Públicas: Luiz Carlos Monteiro de Barros
Diretor de Promoções: Renê L. Pederneiras
CONSELHO FISCAL
Presidente: Vitor Mário Scipione Chiesa
CONSELHO FISCAL
Titulares: Joacir Meireles e Juvelino Dalamico
CONSELHO FISCAL
Suplentes: Ivan Medeiros, Mauricio de Paula dos Reis e Hélio Cunha
Já, em 04 de dezembro de 1982 o estatuto social sofria sua primeira alteração, passando a razão social de PX Clube de Caxias do Sul, para PXPY Clube de Caxias do Sul, alteração que viria a permitir a união dos operadores da Faixa do Cidadão com a dos do Serviço de Rádio Amador.
Os endereços provisórios do PXPY Clube de Caxias do Sul foram na Rua Marechal Floriano nº 2121 (Centro), Av. Júlio de Castilhos nº 3012 (Centro), Rua Coronel Flores nº 585 (São Pelegrino), Rua Angelina Michelon nº 260 (Lourdes), Pavilhões da Festa Nacional da Uva, Réplica de Caxias Antiga, Casas XIV e XV e nas dependências do Lanifício Gianella na Rua Vereador Dionísio Sandi nº 221 no Bairro Santa Catarina.
E em abril de 1991 o PXPY Clube de Caxias do Sul passou a utilizar sede própria, situada na Rua Ângelo Adami, nº 50 no Bairro de Santa Corona em Caxias do Sul.